Crescimento no índice de confiança do comércio Varejista em E-commerce

Pesquisa identifica crescimento no índice de confiança do comércio Varejista em E-commerce

Uma pesquisa publicada no Nextblog no mês passado, teve como objetivo principal mensurar as expectativas dos varejistas já situados no ambiente web e projetar dados que sirvam como um termômetro para o interesse em investimentos neste próximo trimestre no setor.

A pesquisa dividiu os varejistas virtuais em 3 grupos: Rede de Varejo, Pure Play e Marca ou Indústria. Na Rede de Varejo, estão compreendidos os varejistas que, além do e-commerce, possuem uma ou mais lojas físicas e compõe uma estratégia multi-canal na comunicação com seus clientes, como as lojas Centauro por exemplo. Na categoria Pure Play, encontram-se empresas focadas apenas no e-commerce, não possuindo assim um contato físico direto com seus clientes, como a Netshoes. Em ambos os casos o foco é no volume de vendas, utilizando geralmente como estratégia uma baixa margem de lucro. E Marca ou Indústria são as empresas focadas em seus produtos e, assim, trabalham com baixa quantidade de SKU’s  (Unidade de Manutenção de Estoque), alta margem de lucro e pouca ou nenhuma experiência com vendas diretas ao consumidor final. Cita-se como exemplo neste caso, a Puma.


Nesta primeira fase, 41,7% dos pesquisados foram identificados como Rede de Varejo, outros 40,5% se encaixaram no perfil Pure Play e 17,9% como Marca ou Indústria.


A segunda e mais importante etapa para nós, profissionais de marketing, visou medir a confiança destes varejistas e antecipar suas expectativas de investimento em seu e-commerce no próximo trimestre. O que se apurou foi um cenário extremamente otimista onde, somados os resultados, 97,6% dos entrevistados disseram que pretendem aumentar os investimentos em seu e-commerce neste trimestre, o que para nós pode significar não só a hora certa para corrermos atrás de novos clientes, como também de sugerirmos o aumento no orçamento dos clientes mais antigos. 


Na imagem abaixo podemos ter uma dimensão mais clara dos resultados obtidos:


                           j.png

Aberta a temporada de caça a clientes. (Fonte: NextBlog)

 


A pesquisa possui ainda uma terceira parte, onde busca identificar qual a prioridade de investimentos desses varejistas. Infelizmente o SEM (Search Engine Marketing) não figurou entre as opções oferecidas aos entrevistados, mas percebeu-se uma larga vantagem do SMM (Social Media Marketing) sobre as outras opções. Sabendo que hoje o interesse pelo investimento em SEM ainda é maior que em SMM e analisando este resultado como um crescimento contínuo dos interesses de investimento em todas as áreas, pude deduzir que houve um crescimento no interesse pelo SEM tanto quanto pelo SMM, apenas não está inserido nesta pesquisa.

O mais importante neste estudo foi ter a confirmação de que o nosso espaço existe e está crescendo cada vez mais devido aos bons resultados que estamos apresentando aos nossos clientes. 

 

Fonte: http://enext.com.br/blog/indice-de-confianca-do-varejista-no-comercio-eletronico/

 

Pensou em montar a sua loja virtual? Entre em contato conosco e saiba as vantagens do E-commerce.