Otimização de Sites para Mecanismos de Busca

Em um mercado cada vez mais competitivo, estar um passo à frente da concorrência já não é mais apenas ideal, é essencial. E no mundo digital não é diferente.

Empresas dos diversos tamanhos e ramos de atuação estão percebendo, mesmo que tardiamente, a importância de otimizar seus sites para não só proporcionar conforto para seus usuários, mas também para estarem em maior evidência quando forem procuradas por eles. E como falar em procura online sem citar o "todo poderoso" Google?! 

Além de ser o site mais visitado é hoje a maior ferramenta de busca online do mundo, seguido do YouTube, que na verdade também pertence ao Google. São 87,8 bilhões de buscas por mês, que geram 7 bilhões de page views por dia (isso mesmo, 7.000.000.000 por dia) em média. Sabendo o potencial que o Google oferece e os resultados que isto pode gerar nos negócios, estar nas primeiras posições dos resultados é tão importante que muitos disputariam à tapa, se fosse necessário. Mas ainda bem que não é!

Existem duas maneiras de buscar as primeiras colocações. Uma delas é o Google AdWords, que é basicamente uma ferramenta de publicidade online onde seu site aparece através de Links Patrocinados exibidos em posição de destaque nos resultados de busca. Para que estes links apareçam, é necessário o pagamento de boletos que serão revertidos em créditos e a a cada clique no anúncio, um valor pré-definido para a palavra pesquisada será descontado.  Logicamente é necessário um acompanhamento constante e estratégias inteligentes para que estas campanhas sejam lucrativas para os anunciantes, mas isto será tema de outro artigo. A grande questão é que obter um bom no Google AdWords não depende apenas do investimento financeiro, é preciso ter um site relevante e que proporcione uma boa experiência aos usuários e é aí que entramos na segunda forma de se destacar nas buscas.

O chamado SEO - Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) - é o conjunto de ações e estratégias que devem ser consideradas desde o início da criação de um site, visando os melhores resultados possíveis nos resultados não só do Google, como em qualquer outro site de pesquisas (Bing, Yahoo, Uol e etc.). Estes sites utilizam uma inteligência artificial que através de um algoritmo vasculham periodicamente e identificam o conteúdo das páginas da web. Então, atribuem-lhes um valor de relevância sobre determinado assunto e gravam este valor em um banco de dados, assimilando palavras-chave a este conteúdo. Quando alguém realiza uma pesquisa digitando um ou  mais termos, o algorítimo dispara instantaneamente todo conteúdo relativo a este assunto que esteja armazenado em seu banco dados diretamente para a página de pesquisa e lá eles são listados de acordo com o valor de relevância atribuído anteriormente.

Quando bem aplicadas, as ações de SEO tornam mais fáceis o trabalho destes mecanismos, o que é muito bem recompensado pelos algoritmos com uma boa classificação. Além disso, algumas destas ações tem por objetivo tornar a experiência dos usuários dentro dos sites mais fáceis e dinâmicas. Considerando que mecanismos de busca tem por finalidade oferecer o conteúdo mais relevante possível a quem pesquisa e maior conforto aos usuários, estar bem qualificado nestes critérios é essencial para estar à frente, por isso é imprescindível a adoção de ações de otimização dentro de um web site.

Pra quem acha que SEO é um bicho de sete cabeças ou que são segredos de estado trancados a sete chaves em algum lugar remoto do universo, está muito enganado. O próprio Google disponibiliza materiais muito bem explicativos como este artigo, que mostra o que deve e o que não deve ser feito na hora de otimizar o seu site de maneira clara e com uma linguagem simples, citando exemplos e até ilustrando alguns passos, vale a pena conferir. 

 

Seu site está preparado